Blog

Glossário


GLOSSÁRIO

Área de Identificação: Área de informação descritiva contendo informações básicas e essenciais para a identificação da unidade de descrição. Entre essas informações incluem-se o código de referência da unidade, o seu título, datas nível de descrição, dimensões e a identificação do suporte. 

Arquivo (Instituição): Entidade, setor ou depósito com o objetivo primordial de resguardar pela informação orgânica registra de uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, e com o dever de garantir o acesso dessa informação por parte daqueles que possuem direito ao acesso.

Autor: Responsável pela criação do documento

Área-Fim - Atividades relacionadas à missão de uma organização.

Área-Meio - Atividades de apoio à finalidade de uma organização. Exemplo: contabilidade, administração de pessoal, aquisição de bens.

Arquivo - Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, Independentemente da natureza do suporte. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística).

Autenticidade - É a Capacidade de se provar que um documento é o que diz ser. (Macneil, 2000).

Autenticidade Diplomática - documentos escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicados no texto e assinados pelas pessoas competentes para criá-lo. (Luciana Duranti)

Autenticidade Histórica - Documentos que atestam que sucedeu o que verdadeiramente teve lugar, informam o que é verdade. (Luciana Duranti) Classificação - Distribuição dos documentos por códigos. 

Decote - O dramaturgo Nelson Rodrigues dizia que “um vago decote pode comprometer ao infinito”. Ele entendia a linguagem da volúpia, em que o decote vale por uma promessa. Sábia a mulher que descobre como usar algumas peças do seu guarda-roupa como disparadores de fantasias.

Diplomática - Disciplina que tem como objetivo o estudo da estrutura for
mal e da autenticidade dos documentos. (Dicionário brasileiro de terminologia arquivística).

Documento - Qualquer objeto de valor documental (fotografias, peças, papéis, filmes, construções etc) que elucide, instrua, prove ou comprove cientificamente algum fato, acontecimento, dito etc (Dicionário Houaiss).

Dossiê - Documento não-diplomático informativo; Unidade documental na qual se reunem informalmente documentos de natureza diversa com uma Finalidade específica. (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002).

Entidade Produtora - Instituição que detém a posse física e/ou digital do documento.

Espécie Documental - É a configuração que assume um documento de acordo com a disposição ea natureza das informações nele contidas. (CAMARGO e BELLOTTO apud BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002).

Forma - Estágio de preparação e de transmissão do documento. Ex: original, cópia, minuta. (Dic. de Term. Arquivística)

Formato - Conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e conteúdo de um documento. Ex: livro, mapa, folha. (Dic. de Term. Arquivística)

Gênero Documental - Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e a forma de registro da informação, como documento audiovisual, documento bibliográfico, documento cartográfico, documento cinematográfico, documento iconográfico, documento eletrônico, documento micrográfico, documento textual. (Dicionário de Terminológia Arquivística). Organicidade - Qualidade segundo o qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas. (Dicionário de Terminologia Arquivística).

Série - Subdivisão do quadro de arranjo , que corresponde a uma seqüência de documentos relativos à mesma função, atividade, tipo documental ou assunto. (Dicionário de Terminológia Arquivística).

Sex Shop - Estabelecimento comercial especializado na venda de produtos relacionados a sexo.

Tipologia Documental - É a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora. (Heloísa Liberalli Bellotto). Trâmite - Curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa. Também chamado movimentação ou tramitação. (Dicionário de Terminologia Arquivística).