Blog

30 de dez. de 2010

Nova Carteira de Identidade: RIC

0 comentários
O governo brasileiro lançou hoje a nova carteira de identidade, o RIC (Registro de Identidade Civil). Contendo 16 itens de segurança, a nova carteira se parece com um cartão de banco e é menos suscetível a falsificações. O chip presente na carteira vai armazenar a impressão digital, as informações pessoais e também o número de documentos como CPF e titulo de eleitor.


Cada pessoa terá um só número de identificação, não importa onde e nem quantas vezes ela tirar a identidade. Por enquanto, apenas os moradores de Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e de quatro municípios de Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tocantins vão poder tirar o novo documento. Durante o ano de 2011 serão produzidos 2 milhões de cartões. A previsão é que em até dez anos, o registro de identidade civil esteja disponível em todo o país.


...mais

24 de dez. de 2010

Contabilidade do Prazer

0 comentários



Olá queridos clientes! É com muita satisfação que o blog Diplomática do Prazer deseja a todos um FELIZ NATAL e BOAS FESTAS. Aproveitamos também para relembrá-los que o nosso blog não seria nada sem a participação de vocês. Por isso resolvemos fazer um "balanço"do ano e resolvemos mostrá-los o que chamaremos de "contabilidade do prazer"! Vamos aos números?

Tendo como pano de fundo um sex shop e versando assuntos que envolvem diplomática e tipologia, arquivologia e sexo, em menos de 2 meses de existência o nosso blog já teve mais de 1952 visitas dos mais de diversos lugares:

Brasil: 1878 visitas
Exterior: Canadá, México, Guatemala, Peru, Chile, Argentina, Espanha, Reino Unido, Itália e Alemanha, sendo os campeões de acesso Portugal com 35 visitas , seguido dos Estados Unidos com 26 visitas .

Nossas postagens tem uma participação muita boa dos leitores, principalmente dos alunos do curso de arquivologia. Temos 17 seguidores e a postagem que teve mais comentários até agora foi a do Concurso Prazer Arquivístico, na qual nossos clientes deveriam fazer uma relato sensual que abrangesse o uso de termos arquivísticos, a qual recebeu 34 comentários e rendeu um kit de sex shop à melhor história.

Pode parecer pouco, mas para um grupo que tinha o intuito inicial de apenas fazer bem feito seu papel de aluno os reultados são muito enriquecedores e esperamos revê-los e contar com participaçao de todos nos próximos meses e anos que virão. Vocês não perdem por esperar!!!!
...mais

14 de dez. de 2010

Brasil: Padronização de certidões para evitar falsificação

0 comentários



O Ministério da Justiça lançou no dia 14 desse mês o projeto Certidões Unificadas, que vai fornecer formulários padronizados para a emissão de certidões nascimento, casamento e óbito para os cartórios de todo o Brasil. O papel utilizado para a emissão desses documentos será feito pela Casa da Moeda, com elementos técnicos de segurança que inibem a falsificação.
O novo papel tem cerca de 15 itens de segurança. Além disso, o controle de solicitação, envio e recebimento dos lotes das certidões passará a ser informatizado. Essa medida evita fraudes e permite um controle mais efetivo dos registros civis brasileiros, além de combater o sub registro, meta estabelecida pelo governo federal.
Com a inclusão desses elementos de segurança e o esforço do governo, visando o combate às fraudes, o trabalho de análise diplomática dos documentos se dará de forma ainda mais eficiente e segura. Os arquivistas agradecem e torcem para que essa história tenha um final feliz.

...mais

10 de dez. de 2010

Comparação entre o Acervo da Funarte e da Radio Televisión Espanõla

0 comentários
      A atividade semanal consiste em fazer uma comparação com o Acervo da Funarte e o site RTVE.

      É nítida a diferença entre os dois, o Acervo da Funarte conta com um riquíssimo arquivo digitalizado, sobre diversos assuntos, porém é claro a desorganização existente daquele, não há padronização além da ordem alfabética na exibição dos acervos. Há também um ponto muito falho na organização da Funarte, os arquivos contidos nos acervos estão dispostos aleatoriamente (pelo menos é o que parece), não há data ou ordem numérica, além disso não há separação de fundos, tudo se mistura em torno de um assunto comum.

     O Acervo da RTVE, a organização dos arquivos respeitam o Princípio da Proviniência e utilizam técnicas arquivísticas na disposição de todo o site, é importante frisar que há um bom sistema de busca, além de um campo destinado ao público, para que este possa dar sugestões ao site. Como nada é perfeito, ao acessar os arquivos, pudemos perceber que à falha de classificação dos mesmos.
...mais

9 de dez. de 2010

Conceitos: Avaliação

0 comentários

Semana n. 3



Para ter acesso aos conceitos postados em outras semanas para o termo AVALIAÇÃO clique aqui. A seguir, outras definições:




"O processo de avaliação visa a definir, dentro do ciclo de vida documental, qual os prazos que os documentos deverão ser preservados e deverão ser eliminados ou destinados ao arquivo permanente, segundo o valor e o potencial de uso que apresentam para a administração que os gerou e para a sociedade." Vanderlei Batista


"Em arquivística a função 'avaliação' está intimamente ligada à elaboração e utilização da tabela de temporalidade" Couture


"O processo pelo qual se determina um valor arquivístico de um conjunto de documentos" Fundação Fio Cruz
Fonte


Semana n. 4

"A avaliação por sua vez é uma operação antiga, a qual era conhecida pelo termo termo expurgo. Com o passar do tempo, ela evoluiu e adquiriu corpo metodológico se tornando uma função arquivística".
 (MARTÍN-PALOMINO BENITO, M.; TORRE MERINO, J. L. L. Metodologia para la identificación y valoración de fondos documentales. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2000, p.26).

A avaliação significa o "processo de análise de arquivos, visando a estabelecer sua destinação de acordo com os valores que lhes forem atribuídos".
(BELLOTTO, H. L.; CAMARGO, A. M. A. (Coord.). Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros – Núcleo Regional de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, 1996, p. 11)

Avaliação "consiste em identificar valores para os documentos (imediatos e mediatos) e analisar seu ciclo de vida, com vistas a estabelecer prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos e eficiência administrativa, bem como a preservação do patrimônio documental".
(BERNARDES, I. P. Como avaliar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998, p. 14)


Semana n. 5

"A avaliação documental justifica-se em caráter social, pelo fato de que nenhuma instituição seja pública ou privada deve conservar todos os documentos produzidos no seu exercício, pois não haveria espaço, equipe e investimento financeiro suficiente para tratar de tal acervo".
(SCHELLEMBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Tradução de Nilza Teixeira Soares. 3. ed. Rio de Janeiro: FVG, 2004, p. 179).


"A metodologia proposta para a avaliação, não é um mero procedimento, é uma função que requer cuidados, análises e reflexões"
(RIVAS FERNÁNDEZ, J. B. La valoración: fundamento teórico de la archivística. Biblio, Lima, v. 3. n. 12, p. 1-10, abr-jun. 2002,  p. 3)

O processo de avaliação documental tem como objetivo racionalizar e controlar a produção de documentos, normalizar o fluxo documental, elaborar o código de classificação de documentos das atividades-fim e preservar o patrimônio documental.
(DECRETO Nº  24.204 , DE 10 DE  NOVEMBRO DE 2003, Art. 3º)

...mais

8 de dez. de 2010

DESAFIO

0 comentários
HÃ?!?!

Tá aí mais um desafio proposto por nosso blog mãe. Após a instrutiva visita da pesquisadora e autora Antônia Salvador Benítez à Universidade de Brasília, nos foi proposto fazer a análise diplomática e textual da capa do livro abaixo, bem como das duas fotos nela presente e também do próprio livro. Ainda nos foi sugerido realizar uma discussão sobre as diferentes funções destes documentos em diversos contextos de produção e guarda. Ufa! Trabalho pra danar! Mas pra quem trabalha a semana inteira num sex shop como o nosso, isso não é nada...Hahaha!


Capa do Livro





Análise Diplomática

Segundo Luciana Duranti, a autenticidade diplomática refere-se a "documentos escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicados no textoe assinados por pessoas competentes para criá-los".
Portanto, a capa do livro é autêntica, uma vez que possui datação de sua publicação e também uma editora (Universidad de Granada) que aprova sua publicação. O documento também é verídico, pois vai de encontro às informações apresentadas.

Análise Tipológica

Denominação do Documento: Capa de Livro sobre arquivos fotográficos
Espécie: Capa de Livro
Suporte: Papel
Forma: Original Múltipla
Formato: Original
Gênero: Textual e Imagético
Meio: Papel
Entidade Produtora: Universidad de Granada
Entidade Receptora: Público em Geral
Função: Disseminação do Conhecimento
Descrição: Capa de livro sobre arquivos fotográficos de Antônia Salvador Benítez.


Fotos

Análise Diplomática

Autêntica e verídica, pois as fotos cumprem a função para qual foram propostas.

Análise Tipológica

Denominação dos Documentos: Fotos
Espécie: Fotografia - provavelmente
Suporte: Papel
Forma: Original Múltipla
Formato: Fotografia - provavelmente
Gênero: Imagético
Meio: Papel
Entidade Produtora: Universidad de Granada
Entidade Receptora: Público em Geral
Função: Associação de imagens adequadas ao conteúdo do livro.
Descrição: Simulação de uso de computador.


Livro

Análise Diplomática

O documento é autêntico e verídico, pois é produto de uma rotina que visa o cumprimento de uma função.

Análise Tipológica

Denominação do Documento: Livro
Espécie: Livro
Suporte: Papel
Forma: Original
Formato: Original
Gênero: Textual
Meio: Papel
Entidade Produtora: Universidad de Granada
Entidade Receptora: Público em Geral
Função: Disseminação do conhecimento.
Descrição: Livro sobre arquivos fotográficos em língua espanhola.



Discutindo as variadas funções desses documentos em diferentes
contextos de produção e guarda.





O livro em si pode ser proveniente de um acervo de biblioteca ou pessoal, ou ainda fazer parte dos arquivos da própria editora. As fotos apresentadas na capa podem ter uma origem variadas, podem ser fotos de um arquivo pessoal, de pessoas que possuem sua história retratada no livro ou uma montagem feita pelo editor, por exemplo. O importante é perceber que o documento, seja ele qual for, poderá desempenhar inúmeras funções em decorrência de seu contexto de uso.

Até breve queridos clientes!!!






...mais

3 de dez. de 2010

Acervo Funarte - Série Depoimentos

0 comentários
Bom dia Clientes,

Para este desafio, dentre muitas fotografias, encontramos um acervo muito curioso e que cai super bem para o tema de nosso querido blog. Escolhemos a Série: Depoimentos, onde entre vários relatos, um conta sobre a relação de Nelson Rodrigues com Fernanda Montinegro.

Ao lembrar que na adaptação cinematográfica da peça uma cena de cinco minutos foi cortada, devido ao teor sexual, e da acusação de morbidez recebida por Bonitinha, mas Ordinária, ouve de Fernanda Montenegro: “Também, se você não fizesse escândalo, ficaria um pouco decepcionado, não é, Nelson?” Com a atriz, lembra do primeiro encontro profissional de ambos. Ela levou oito meses ligando, insistentemente, para o dramaturgo, a fim de que ele escrevesse uma peça que ela estrelaria e produziria com o marido, Fernando Torres. Nascia ali Beijo no Asfalto, um grande sucesso.






Análise diplomática


Análise tipológica

Suporte: papel fotográfico - provavelmente
Forma: não identificável
Espécie: Foto
Gênero: iconográfico
Entidade Emissora: Fotógrafo André Gomes
Entidade Receptora: Acervo digital da Funarte- CEDOC/Funarte
Função Administrativa: Registro de peça teatral
Função Arquivística: Registro de gravações
Descrição: Foto de Francisco Cuoco, entre Fernanda Montenegro e Maria Esmeralda, contracenando em cena da peça "Beijo no Asfalto", em 1961.


Fonte: Acervo Funarte - Série Depoimentos

Classificação do Acervo Funarte – Série Documentos

Modelo proposto segundo a classificação dos arquivos políticos:

Identificação:
Denominação Geral: Francisco Cuoco, entre Fernanda Montenegro e Maria Esmeralda, contracenando em cena da peça "Beijo no Asfalto", em 1961.
Local: Brasil
Caracteres Externos:
Gênero: Visual
Suporte: Digital
Formato: 10 x 15 cm
Caracteres Internos:
Produtor: Fotógrafo André Gomes
Organismo: Acervo digital da Funarte- CEDOC/Funarte
Conteúdo: Foto de Francisco Cuoco, Fernanda Montenegro e Maria Esmeralda, contracenando para a cena da peça "Beijo no Asfalto".
Objetivo: Registrar cena, gravar momento.



O acervo desta categoria é basicamente fotográfico e audiográfico. Proveniente de uma coleção de livros dos anos 70, que reuniu entrevistas com os artistas mais importantes da cena teatral nacional da época.
O projeto fez com que ficasse disponível ao público em geral, áudios de programas juntamente com algumas fotografias relacionadas.
O acervo foi dividido apenas por séries e segue uma sub-divisão por produtores documentais.

...mais

2 de dez. de 2010

Análise dos blogs: 2

15 comentários
Agora é a vez de vocês expressarem opiniões sobre o Layout e Sistema de busca de nosso Blog.
Pedimos apenas que os comentários tenham...algum sentido.




...mais

Top 10: Bumbuns

8 comentários





Sabrina Sato foi eleita este ano pela revista masculina Playboy como a dona do bumbum mais bonito do Brasil. Uma revista de celebridades deu o título a Julliana Paes e resolveu, então, elencar os 20 bumbuns mais belos do país. Nós, por conseguinte, decidimos montar um Top 10 para vocês, digníssimos leitores, só com a "elite" brasileira. Apreciem com moderação:




1. Juliana Paes; 2. Juju Panicat; 3. Cacau (ex-BBB); 4. Sabrina Sato; 5. Dani Bolina; 6. Priscila Pires (ex-BBB); 7. Ellen Roche; 8. Mulher Melancia; 9. Bárbara Borges; 10. Scheila Carvalho.



E na sua opinião, caro leitor, quem mereceria levar a medalha de ouro?

...mais