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5 de nov. de 2010

Paul Otlet, o visionário

Paul Otlet é um daqueles caras com grandes idéias e realizações mas que só ganham verdadeiro reconhecimento muitos anos depois. Na Europa ele conseguiu uma grande moral durante certo tempo, mas em um período de Primeira Guerra mundial, acabou perdendo apoio político e financeiro, por considerarem algumas de suas idéias muito distântes da realidade e utópicas. Estavam certos na primeira parte.

Antes mesmo de Van Bush ( o cara da bomba atômica) sonhar com uma visionária maquina armazenadora de memória ( o Memex ) e de Ted Nelson (agradeça a ele por existirem computadores para usuários comuns) criar o termo “hypertexto”...

"Uma mesa móvel construída como uma roda, ligada por uma rede de raios de roda dobradiços sob uma série de superfícies móveis. A máquina permitiria que os usuários pesquisassem, lessem e escrevessem através de uma imensa base de dados mecânica armazenada em milhões de fichas 3×5" já havia sido pensada por Paul Otlet. O que isso te faz pensar hoje em dia? 



Esse novo ambiente de pesquisa faria mais do que apenas permitir que os usuários recuperassem documentos; permitiria também a anotação de relacionamentos entre um e outro documento, “as conexões que cada documento possui com outros documentos, formando a partir deles o que se poderia chamar de Livro Universal”.

Otlet imaginava um dia em que os usuários distantes poderiam acessar a base de dados, através de um “telescópio elétrico” conectado a uma linha telefônica, recuperando uma imagem fac-simile para ser projetada em uma tela plana remota.

Tá certo que ele foi "apenas" o inventor e inovador na documentação e ciência da informação, que possui diversas idéias no mundo de informação aplicadas hoje como: fichas padrões, microfilme, repositórios, estratégias de busca e recuperação de informação, aplicado em softwares, alguns catálogos com interelações e "links" (palavra que ele inventou , já que não havia nenhuma idéia de rede documentária antigamente)

Quando resolveram traduzir suas obras décadas depois, chegando aos olhos americanos no final da década de 80 e início de 90, descobriram que ele já tinha a idéia de reconhecer a importância da “pesquisa e recuperação realizada por uma equipe permanente apropriadamente qualificada”. Se chamarmos esta "equipe" de Google, temos algo bem próximo da World Wide Web.

Considera-lo o "pai" da Internet é algo exagerado, mas é um fato que ele já apontava diversos questionamentos e problemas enfrentados anos depois como:

  • A explosão da informação;
  • Limites de memória e recuperação
  • A dificuldade em um padrão de classificação para classificar, organizar, armazenar e interpretar as informações (não necessáriamente nesta ordem) - Por isso seu CDU tornou-se tão importante. 


Situação problema

Existe uma ferramente chamdada Google Adsense, que permite a lojas anunciarem produtos com maior destaque, gerando receita também por acesso aos links. Vamos a um exemplo.

Digamos que eu estou procurando um site sobre análise diplomática de itens vendidos em Sex Shop. Ao digitar no Google os termos de pesquisa desejado, aparecerá milhares de resultados ( ou não), mas em destaque ao lado, os assinantes do Google Adsense anúncios deste tipo:




Bem, este exemplo pode soar muito simples, mas para uma loja de materiais eróticos de verdade, que precisa divulgar seus produtos, existem problemas quanto a esse tipo de localização de meta-dados. 

Para que apareça os anúncios nas pesquisas, é necessário que as palavras-chaves adicionadas na criação do anúncio sejam compatíveis com as da pesquisa do usuário. O problema para lojas do ramo erótico, é que existe um bloqueio do Adsense para "material adulto". Ao publicar palavras-chaves que caiam em classificação considerada fora das regras do programa, o anúncio não irá aparecer, mas, felizmente ( ou não, já que é uma falha) é possível contornar este problema.

O sistema demora alguns dias para fazer o armazenamento de todas as informações e leva-las para análise. Neste período, o anúncio, seja lá qual for, irá aparecer normalmente e os cliques gerarão receita ao criador. Mas o Adwords pode classificar o código "SEX SHOP" de uma forma e "SEXY SHOP" de outro, ou até mesmo "SEXSHOPP". Então ai está a falha do sistema, onde uma mudança de palavras-chaves podem mudar sua classificação caindo em um grupo não bloqueado,logo, permitindo acesso ao usuário. Sendo assim, é importante adicionar o máximo possível.



Nesta imagem, um exemplo da quantidade de cliques realizados quando havia poucas palavras-chaves e eram bloqueadas. A partir de determinado período, ao adicionar várias outras, houve uma crescente de acessos a links. 


Uma pequena explicação de como funciona o sistema. Os principais fatores são:

Relevância do anúncio
A relevância está ligada ao interesse do usuário com o texto do seu anúncio, ou seja, se você escreveu um anúncio que tem total relação com a palavra que o usuário está procurando, mais cliques o mesmo terá e maior será a relevância.

CTR da palavra-chave
Quanto mais relevância seu anúncio tiver, mais cliques o mesmo terá, fazendo com que seu CTR (Click Through Rate) fique ainda mais alto. O aumento do CTR significa que seu anúncio está cada vez mais relevante e isso influencia diretamente no posicionamento do mesmo. O CTR é medido pela seguinte fórmula:


Desempenho das palavras-chave
O histórico das palavras-chave se dá pelo desempenho das mesmas, ou seja, quanto mais ela aparecer e mais clique tiver, o CTR será maior, logo, seu histórico também.

Índice de qualidade
Os fatores citados acima (relevância do anúncio, CTR, desempenho de palavras-chave) determinam o índice de qualidade do seu anúncio. Quanto maior for esse índice, menor será o lance mínimo necessário para as palavras.

Todos esses fatores somados a um CPC ( Custo por Clique definido pelo criador do anúncio) alto garantem a colocação acima da busca orgânica.

Voltando ao assunto após uma leve viagem,  cada documento pesquisado nestes sites como Google e Yahoo, realizam uma combinação geralmente de sintaxe, semântica e reputação para exibir resultados, mas essas relações, seja lá quanto sofisticado seja o sistema, não exibe todas as informações para o usuário, ocultando parte da história de documentos. Será que Otlet conseguiria criar uma solução para isto?

Meio broxante este assunto, mas se pensarmos mais a fundo, ainda bem que é possível realizar certas pesquisas e recuperação  daquelas fotos da Playboy de anos atrás, ou de filmes bem "dinâmicos" graças a "equipes permanente apropriadamente qualificada” do Google, Altavista, Yahoo e outros sites específicos. Contanto que eles estejam "linkados" de forma correta. Imagine se toda vez que forem alugar um filme no Sex Shop, as pessoas lembrarem que existe um pouco da  Classificação Decimal Universal envolvida nos catálogos  dos diversos tipos de filme e...Boa, Sr. Otlet!

Links interessantes:
...mais
Paul Otlet é um daqueles caras com grandes idéias e realizações mas que só ganham verdadeiro reconhecimento muitos anos depois. Na Europa ele conseguiu uma grande moral durante certo tempo, mas em um período de Primeira Guerra mundial, acabou perdendo apoio político e financeiro, por considerarem algumas de suas idéias muito distântes da realidade e utópicas. Estavam certos na primeira parte.

Antes mesmo de Van Bush ( o cara da bomba atômica) sonhar com uma visionária maquina armazenadora de memória ( o Memex ) e de Ted Nelson (agradeça a ele por existirem computadores para usuários comuns) criar o termo “hypertexto”...

"Uma mesa móvel construída como uma roda, ligada por uma rede de raios de roda dobradiços sob uma série de superfícies móveis. A máquina permitiria que os usuários pesquisassem, lessem e escrevessem através de uma imensa base de dados mecânica armazenada em milhões de fichas 3×5" já havia sido pensada por Paul Otlet. O que isso te faz pensar hoje em dia? 



Esse novo ambiente de pesquisa faria mais do que apenas permitir que os usuários recuperassem documentos; permitiria também a anotação de relacionamentos entre um e outro documento, “as conexões que cada documento possui com outros documentos, formando a partir deles o que se poderia chamar de Livro Universal”.

Otlet imaginava um dia em que os usuários distantes poderiam acessar a base de dados, através de um “telescópio elétrico” conectado a uma linha telefônica, recuperando uma imagem fac-simile para ser projetada em uma tela plana remota.

Tá certo que ele foi "apenas" o inventor e inovador na documentação e ciência da informação, que possui diversas idéias no mundo de informação aplicadas hoje como: fichas padrões, microfilme, repositórios, estratégias de busca e recuperação de informação, aplicado em softwares, alguns catálogos com interelações e "links" (palavra que ele inventou , já que não havia nenhuma idéia de rede documentária antigamente)

Quando resolveram traduzir suas obras décadas depois, chegando aos olhos americanos no final da década de 80 e início de 90, descobriram que ele já tinha a idéia de reconhecer a importância da “pesquisa e recuperação realizada por uma equipe permanente apropriadamente qualificada”. Se chamarmos esta "equipe" de Google, temos algo bem próximo da World Wide Web.

Considera-lo o "pai" da Internet é algo exagerado, mas é um fato que ele já apontava diversos questionamentos e problemas enfrentados anos depois como:

  • A explosão da informação;
  • Limites de memória e recuperação
  • A dificuldade em um padrão de classificação para classificar, organizar, armazenar e interpretar as informações (não necessáriamente nesta ordem) - Por isso seu CDU tornou-se tão importante. 


Situação problema

Existe uma ferramente chamdada Google Adsense, que permite a lojas anunciarem produtos com maior destaque, gerando receita também por acesso aos links. Vamos a um exemplo.

Digamos que eu estou procurando um site sobre análise diplomática de itens vendidos em Sex Shop. Ao digitar no Google os termos de pesquisa desejado, aparecerá milhares de resultados ( ou não), mas em destaque ao lado, os assinantes do Google Adsense anúncios deste tipo:




Bem, este exemplo pode soar muito simples, mas para uma loja de materiais eróticos de verdade, que precisa divulgar seus produtos, existem problemas quanto a esse tipo de localização de meta-dados. 

Para que apareça os anúncios nas pesquisas, é necessário que as palavras-chaves adicionadas na criação do anúncio sejam compatíveis com as da pesquisa do usuário. O problema para lojas do ramo erótico, é que existe um bloqueio do Adsense para "material adulto". Ao publicar palavras-chaves que caiam em classificação considerada fora das regras do programa, o anúncio não irá aparecer, mas, felizmente ( ou não, já que é uma falha) é possível contornar este problema.

O sistema demora alguns dias para fazer o armazenamento de todas as informações e leva-las para análise. Neste período, o anúncio, seja lá qual for, irá aparecer normalmente e os cliques gerarão receita ao criador. Mas o Adwords pode classificar o código "SEX SHOP" de uma forma e "SEXY SHOP" de outro, ou até mesmo "SEXSHOPP". Então ai está a falha do sistema, onde uma mudança de palavras-chaves podem mudar sua classificação caindo em um grupo não bloqueado,logo, permitindo acesso ao usuário. Sendo assim, é importante adicionar o máximo possível.



Nesta imagem, um exemplo da quantidade de cliques realizados quando havia poucas palavras-chaves e eram bloqueadas. A partir de determinado período, ao adicionar várias outras, houve uma crescente de acessos a links. 


Uma pequena explicação de como funciona o sistema. Os principais fatores são:

Relevância do anúncio
A relevância está ligada ao interesse do usuário com o texto do seu anúncio, ou seja, se você escreveu um anúncio que tem total relação com a palavra que o usuário está procurando, mais cliques o mesmo terá e maior será a relevância.

CTR da palavra-chave
Quanto mais relevância seu anúncio tiver, mais cliques o mesmo terá, fazendo com que seu CTR (Click Through Rate) fique ainda mais alto. O aumento do CTR significa que seu anúncio está cada vez mais relevante e isso influencia diretamente no posicionamento do mesmo. O CTR é medido pela seguinte fórmula:


Desempenho das palavras-chave
O histórico das palavras-chave se dá pelo desempenho das mesmas, ou seja, quanto mais ela aparecer e mais clique tiver, o CTR será maior, logo, seu histórico também.

Índice de qualidade
Os fatores citados acima (relevância do anúncio, CTR, desempenho de palavras-chave) determinam o índice de qualidade do seu anúncio. Quanto maior for esse índice, menor será o lance mínimo necessário para as palavras.

Todos esses fatores somados a um CPC ( Custo por Clique definido pelo criador do anúncio) alto garantem a colocação acima da busca orgânica.

Voltando ao assunto após uma leve viagem,  cada documento pesquisado nestes sites como Google e Yahoo, realizam uma combinação geralmente de sintaxe, semântica e reputação para exibir resultados, mas essas relações, seja lá quanto sofisticado seja o sistema, não exibe todas as informações para o usuário, ocultando parte da história de documentos. Será que Otlet conseguiria criar uma solução para isto?

Meio broxante este assunto, mas se pensarmos mais a fundo, ainda bem que é possível realizar certas pesquisas e recuperação  daquelas fotos da Playboy de anos atrás, ou de filmes bem "dinâmicos" graças a "equipes permanente apropriadamente qualificada” do Google, Altavista, Yahoo e outros sites específicos. Contanto que eles estejam "linkados" de forma correta. Imagine se toda vez que forem alugar um filme no Sex Shop, as pessoas lembrarem que existe um pouco da  Classificação Decimal Universal envolvida nos catálogos  dos diversos tipos de filme e...Boa, Sr. Otlet!

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3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a análise de vocês.

Kiane Rezende disse...

Juntamente como a análise do Arquicomics, o post de vocês é o mais completo para o desafio. Parabéns!

John disse...

Valeu Kiane (:

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