Blog

29 de nov. de 2010

História Sem Fim - Capítulo 2

4 comentários
Continuando a historinha....

O que o blog olha o passarinho não contou para vocês, caros leitores, foi o motivo pelo qual o vovô Latro foi preso. Acontece que quando o vovô Latro e a Vilma Bussef foram morar em Santa Catarina sentiram necessidade de abrir um negócio que fosse capaz de sustentá-los. Decidiram pesquisar sobre o assunto e pasmem: eles decidiram abrir um Sex Shop! ( para saber um pouco mais sobre como abrir um Sex Shop acesse aqui), pois desta forma uniriam o útil ao agradável, um negócio lucrativo e altamente prazeroso.
Vilma Bussef era ninfomaníaca e isso agradava muito Seu Latro, pois ela sempre vinha com brinquedinhos e novidades para apimentar a relação. Com o novo Sex Shop não foi diferente. Vilma só pensava em seus desejos insaciáveis e com produtos tão acessíveis não conseguiria deixar de experimentá-los. Inicialmente ela se contentava em satisfazer seus desejos com o vovô Latro, porém não queria que fosse em sua casa, pois em seus pensamentos usar todos aqueles fantásticos brinquedinhos em casa perderia todo o glamour que eles traziam. Logo vovô Latro pensou: "por que não ir àquela belezura de hotelzinho na beira de estrada?", que por sinal o blog olha o passarinho descreve muito bem como sendo “um hotel que parecia mais um motel pulguento”. Como relatado, esse era o local ideal para seus encontros ardentes, encontros estes que se repetiriam diversas e diversas vezes, à noite, à tarde e pelas manhãs, eles simplesmente não conseguiam parar!
Uma prova da ida dos dois a essa hotel é o documento mostrado no blog olha o passarinho:


Pelas suas características, esse é um documento autêntico e inverídico (inverídico porque os registros que traz da biblioteca datam 1969, suposta data que o vovô Latro e Vilma Bussef teriam se conhecido, a nota fiscal do hotel traz a data de 1963, mais um mistério para o blog subsequente desvendar haha).

Documento: Nota fiscal de hospedagem
Espécie: Nota Fiscal
Data: 09/02/1963
Forma: Original
Suporte: Papel
Formato: Folha Avulsa
Gênero: Textual
Entidade Produtora: Hotel Comércio
Função Administrativa: Comprovar a hospedagem dos hóspedes

Entretanto ir sempre ao hotel se tornava cada vez mais monótono para o casal, foi então que Vilma Bussef teve uma “brilhante” ideia: além de usar os produtos do Sex Shop usaria também os consumidores do estabelecimento. E assim foi durante um bom tempo, até que o Sex Shop, claro, foi a falência. Os produtos não eram vendidos, eram apenas consumidos pelos donos devassos! Desta forma, para saldar as dívidas, além da loja ter entrado em falência, teve também seus produtos penhorados (documento ao lado). Coitado, Seu Latro teve que responder na justiça por suas ações.
Para desespero do pobre estagiário, como se a vida não lhe fosse dura o bastante, a história tornou-se pública, tomou uma dimensão tão grande que repórteres e jornalistas do jornal SEXonal foram até a cidade de Santa Catarina fazer a cobertura completa do assunto polêmico.

Espero que tenham gostado, o blog subsequente será o CineArq, até o final da semana eles estarão postando mais um capítulo de “O POBRE ESTAGIÁRIO”.

=***

...mais

26 de nov. de 2010

Pricasso e seu pincel natural

6 comentários
Tim Patch, um australiano mais conhecido como "Pricasso", é atração de várias feiras eróticas pelo mundo.
Seu diferencial está em ter um grande talento com seu pincel. Sim, ele é um artista que realiza pinturas com seu pinto, ou melhor, pênis.


Seu interesse por este tipo de "pintura" vem desde cedo. Seus pais dizem que ele gostava de pintar dessa forma quando criança os azulejos do chuveiro.

Ele demorou para poder praticar da melhor forma possível suas obras, pois não é qualquer tinta que pode ser utilizada com tal "pincel". Por isso, muitas vezes foi parar no hospital e..imagine só as explicações.





Seu acervo é composto em sua maioria por retratos. Um detalhe curioso é que ele prepara e finaliza as telas com as nádegas. As pessoas devem ficar literalmente com carade**.

Ele aceita trabalhos para nú artístico, mas possui alguns inconvenientes em pintar mulheres, pois os movimentos do "pincel" causam o risco de haver uma certa mistura de..er.."tintas" e de sua consistência.O risco de furar a tela torna-se "maior" também.


Veja o Pricasso em ação:


Confira outros trabalhos dele em seu site oficial: Pricasso.com
...mais

22 de nov. de 2010

Atividade dos conceitos - Avaliação

8 comentários
O termo avaliação pode ser usado em diversos contextos, mas de um modo geral, se refere ao ato de realizar algum tipo de julgamento e atribuir valor a tal. Por exemplo: Quando passa aquela morena na rua e diversos rapazes entortam o pescoço, estão apenas realizando uma breve "avaliação de todo conteúdo" em questão. Assim como alguns podem não olhar para a morena e preferirem realizar uma avaliação de uma loira mais a frente e considera-la com melhores atributos. Esses tipos de avaliações rotineiras são consideradas "informais", por muitas vezes ser apenas levado em consideração uma primeira impressão, muitas vezes levianas, sem maior embasamento.



Mas existem outras avaliações consideradas "formais" que são baseadas com maior rigor e critérios detalhados, como indices de pessoas contaminadas pelo vírus da AIDS em determinada região e, porque não, o desempenho sexual dos brasileiros.Realizar estes tipos de avaliações buscam na maioria dos casos melhorias e servem para que se possam realizar comparativos com outros períodos.
No âmbito da arquivologia entraremos conceituando, a pedido do Professor Dr. André Lacona, três conceitos referentes a avaliação arquivística. Novos conceitos serão postados toda semana até o final do semestre.

  • A avaliação documental é o ato de julgar os valores dos documentos arquivísticos (valor primário e valor secundário) e de decidir sobre os períodos de tempo em que os valores se aplicam a esses documentos, dentro de um contexto de relação entre o organismo produtor e os documentos arquivísticos gerados no desenvolvimento de suas atividades.
COUTURE, Carol. Les fonctions de L´Archivistique contemporaine. Québec: Presses de l`Université du Québec, 1999


  • A avaliação documental é um processo multidisciplinar de análise que permite a identificação dos valores dos documentos, para fins da definição de seus prazos de guarda e de sua destinação final (eliminação ou guarda permanente).
Gestão Documental Aplicada / Ieda Pimenta Bernardes, Hilda Delatorre. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008 - 54p.


  • O processo pelo qual se determina o valor arquivístico de um conjunto de documentos.
Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005



2ª Semana


"Consiste em estabelecer o prazo de vida dos documentos, de acordo com seus valores probatório ou informativo" Marilena Leite Paes.


"Na tradição alemã, por sua vez, o cuidado com a preservação veio sempre primeiro que o das eliminações. A tal ponto que, em 1926, Karl Otto Muller considerou o problema da avaliação como a questão crucial em matéria de arquivos. Em consequencia disso, defendeu a necessidade de negar às administrações o direito de serem os únicos juízes em matéria de seleção documental. pois os arquivistas deveriam ter uma influência decisiva na avaliação" Armando Malheiro da Silva.

"Estimativa e análise do funcionamento de um sistema em relação a padrões pré-estabelecidos ou em relação aos objetivos do sistema" Marisa Brascher Basílio Medeiros.



...mais

18 de nov. de 2010

Memória para Uso Diário

2 comentários


O filme Memória Para Uso Diário apresentado na Semana de Arquivologia da UnB e seguido da palestra da Profa. Georgete Medleg Rodrigues, nos abre os olhos sobre como se deu a tortura no Brasil no período de ditadura militar e seus reflexos ainda presentes nos dias de hoje. O filme, dirigido por Beth Formaggini, foi eleito o melhor documentário do Festival do Rio 2007 pelo júri popular e pela ABDec.



A seguir faremos a análise diplomática e tipológica de 3 documentos apresentados no filme:

Contexto n 1: Numa das melhores cenas do filme, um grupo de ativistas chega a uma rua de subúrbio chamada Marcos Nonato Fonseca. A placa está tão enferrujada que não se pode ler o nome. Os moradores não têm idéia de quem foi Marcos. Uma das visitantes, bastante emocionada, pede a uma moradora que traga uma conta de luz, qualquer coisa onde o nome de Marcos, seu filho, apareça claramente. O papel é então exibido com doloroso orgulho para a câmera, como um conforto mínimo e simbólico.
Obs: Detalhe para a praça Herzog à direita.


Análise Diplomática

O documento é autêntico e verídico, pois é um produto de rotina processual, visa o cumprimento de sua função e corrobora os fatos históricos elencados.

Análise Tipológica

Nome do documento: Conta de Luz contendo o nome da Rua Marcos Nonato Fonseca
Espécie: Conta de Luz
Forma: Original
Suporte: Papel
Formato: Original
Gênero: Textual
Meio: Papel
Entidade produtora: Companhia Energética
Função: Arrecadação de impostos refente a energia elétrica
Descrição: Conta de Luz contendo o nome da Rua Marcos Nonato Fonseca, morto político.




Contexto n 2: Ossadas encontradas em um cemitério que podem pertencer a ex-militantes políticos mortos durante o período da ditadura.



Análise Diplomática

O documento não é verídico, pois não se tem certeza de sua origem, nem a quem pertencia. Porém, é autêntico pois sua entrada, apesar de ter sido formalizada como de indigente, consta nos registros do local.


Análise Tipológica

Nome do documento: Crânio de origem desconhecida
Espécie: Crânio
Forma: Original
Suporte: Ósseo
Formato: Original
Gênero: -
Meio: Corpo Humano
Função: Comprovação de registro de óbito
Descrição: Crânio de origem desconhecida, supostamente de ex-militante da ditadura militar.



Contexto n 3: A formação dos torturadores no Brasil e na Escola das Américas (EUA), que utiliza com inventividade depoimentos, reportagens televisivas, material gráfico e de arquivo.





Análise Diplomática

Autêntico e Verídico, pois é um produto de rotina processual, visa o cumprimento de sua função e corrobora os fatos históricos elencados.


Análise Tipológica

Nome do documento: Registro de militares brasileiros formados nos EUA
Espécie: Registro
Forma: Original
Suporte: Papel
Formato: Original
Gênero: Textual
Meio: Papel
Entidade produtora: Escola das Américas (EUA)
Função: Controle de alunos
Descrição: Registro de militares brasileiros participando de curso específico nos EUA.


Como se pode perceber o documento, seja em qual suporte for, pode ter sua função arquivística modificada, passando de um simples registro administrativo para servir como elemento de prova e até mesmo como meio de busca de informação para outros fins diferentes dos que os originou. Esta é uma obra interessante para ser vista, revista e utilizada como material pedagógico nas escolas e faculdades, bem como para compreender melhor o valor da memória e dos documentos.


E quem diria que um país já foi dominado pela ditadura militar chegaria um dia a ter uma presidente que fora considerada uma ameaça ao país...




Situação Hipotética vinculada ao blog


O corpo de modelo é encontrado em represa depois de participação em filme erótico. Resultados da autópsia e do exame de DNA saem em algumas horas...

Análise Diplomática

O documento é verídico, pois se tem certeza de sua origem, a quem pertencia. É autêntico, pois a análise do DNA da ossada correspondia ao da modelo.

Análise Tipológica

Nome do documento: Ossada de atriz pornô
Espécie: Crânio
Forma: Original
Suporte: Ósseo
Formato: Original
Gênero: -
Meio: Corpo Humano
Função: Comprovação de registro de óbito e identificação de corpo
Descrição: Ossada de atriz de filme erótico assassinada.










...mais

17 de nov. de 2010

Análise dos blogs!

42 comentários
Como proposto aqui, este é um post voltado para a turma de arquivologia do 2 semestre de 2010 da Universidade de Brasília - UnB.
Quem teve curiosidade de olhar, o post propõe uma atividade semanal e rotineira, na qual consiste em fazer uma análise crítica dos seguintes Blogs:


Aberto o post e com vocês pessoal, sejam sinceros e não perdoem os nossos erros, a intenção e SEMPRE melhorar, analisem de acordo com os "Requisitos da Vez" postado no blog-mãe.

Até mais. =**
...mais

9 de nov. de 2010

Concurso: Prazer arquivístico

34 comentários
A Arquivista

Ela entrou no arquivo como de costume. Vestido preto realçando sua pele clara, com um leve decote nas pernas. Colocou as luvas e em seguida a máscara, para evitar que o cheiro do local afetasse seu olfato aguçado.
Logo me aproximei. Queria ver de perto se o fundo arquivístico que ela ostentava ter era mesmo tudo aquilo. E era. Um documento com tanta informação precisaria de horas para ser classificado. Era uma espécie jamais vista, não se enquadrava em tipologia alguma.
Disse a mim mesmo: Não tema! Fui adiante, fitei seu olhar e ela correspondeu mordiscando suavemente a ponta dos lábios. Era o sinal que eu precisava. Fui sedento a seu encontro.
Joguei-a com força contra o arquivo deslizante de forma que encaixássemos um arranjo perfeito. Seu ciclo vital era intenso: Foi uma, duas, três classificadas. Não havia recolhimento! Ficamos ali por horas. O desejo que até então classificaria como corrente parecia ter se tornado permanente.
Quando dei por mim não acreditei no que havia acontecido. Sim! Dei tratamento a toda aquela massa documental acumulada. O fato que até então tinha apenas valor administrativo virou histórico. Nunca mais nos encontramos...





Após este ''breve relato'', tome por base o modelo acima e construa um pequeno texto. O melhor texto será premiado com um delicioso kit surpresa. Vale a pena conferir! Válido apenas os textos postados até o dia 30/11/2010.
...mais

5 de nov. de 2010

Paul Otlet, o visionário

3 comentários
Paul Otlet é um daqueles caras com grandes idéias e realizações mas que só ganham verdadeiro reconhecimento muitos anos depois. Na Europa ele conseguiu uma grande moral durante certo tempo, mas em um período de Primeira Guerra mundial, acabou perdendo apoio político e financeiro, por considerarem algumas de suas idéias muito distântes da realidade e utópicas. Estavam certos na primeira parte.

Antes mesmo de Van Bush ( o cara da bomba atômica) sonhar com uma visionária maquina armazenadora de memória ( o Memex ) e de Ted Nelson (agradeça a ele por existirem computadores para usuários comuns) criar o termo “hypertexto”...

"Uma mesa móvel construída como uma roda, ligada por uma rede de raios de roda dobradiços sob uma série de superfícies móveis. A máquina permitiria que os usuários pesquisassem, lessem e escrevessem através de uma imensa base de dados mecânica armazenada em milhões de fichas 3×5" já havia sido pensada por Paul Otlet. O que isso te faz pensar hoje em dia? 



Esse novo ambiente de pesquisa faria mais do que apenas permitir que os usuários recuperassem documentos; permitiria também a anotação de relacionamentos entre um e outro documento, “as conexões que cada documento possui com outros documentos, formando a partir deles o que se poderia chamar de Livro Universal”.

Otlet imaginava um dia em que os usuários distantes poderiam acessar a base de dados, através de um “telescópio elétrico” conectado a uma linha telefônica, recuperando uma imagem fac-simile para ser projetada em uma tela plana remota.

Tá certo que ele foi "apenas" o inventor e inovador na documentação e ciência da informação, que possui diversas idéias no mundo de informação aplicadas hoje como: fichas padrões, microfilme, repositórios, estratégias de busca e recuperação de informação, aplicado em softwares, alguns catálogos com interelações e "links" (palavra que ele inventou , já que não havia nenhuma idéia de rede documentária antigamente)

Quando resolveram traduzir suas obras décadas depois, chegando aos olhos americanos no final da década de 80 e início de 90, descobriram que ele já tinha a idéia de reconhecer a importância da “pesquisa e recuperação realizada por uma equipe permanente apropriadamente qualificada”. Se chamarmos esta "equipe" de Google, temos algo bem próximo da World Wide Web.

Considera-lo o "pai" da Internet é algo exagerado, mas é um fato que ele já apontava diversos questionamentos e problemas enfrentados anos depois como:

  • A explosão da informação;
  • Limites de memória e recuperação
  • A dificuldade em um padrão de classificação para classificar, organizar, armazenar e interpretar as informações (não necessáriamente nesta ordem) - Por isso seu CDU tornou-se tão importante. 


Situação problema

Existe uma ferramente chamdada Google Adsense, que permite a lojas anunciarem produtos com maior destaque, gerando receita também por acesso aos links. Vamos a um exemplo.

Digamos que eu estou procurando um site sobre análise diplomática de itens vendidos em Sex Shop. Ao digitar no Google os termos de pesquisa desejado, aparecerá milhares de resultados ( ou não), mas em destaque ao lado, os assinantes do Google Adsense anúncios deste tipo:




Bem, este exemplo pode soar muito simples, mas para uma loja de materiais eróticos de verdade, que precisa divulgar seus produtos, existem problemas quanto a esse tipo de localização de meta-dados. 

Para que apareça os anúncios nas pesquisas, é necessário que as palavras-chaves adicionadas na criação do anúncio sejam compatíveis com as da pesquisa do usuário. O problema para lojas do ramo erótico, é que existe um bloqueio do Adsense para "material adulto". Ao publicar palavras-chaves que caiam em classificação considerada fora das regras do programa, o anúncio não irá aparecer, mas, felizmente ( ou não, já que é uma falha) é possível contornar este problema.

O sistema demora alguns dias para fazer o armazenamento de todas as informações e leva-las para análise. Neste período, o anúncio, seja lá qual for, irá aparecer normalmente e os cliques gerarão receita ao criador. Mas o Adwords pode classificar o código "SEX SHOP" de uma forma e "SEXY SHOP" de outro, ou até mesmo "SEXSHOPP". Então ai está a falha do sistema, onde uma mudança de palavras-chaves podem mudar sua classificação caindo em um grupo não bloqueado,logo, permitindo acesso ao usuário. Sendo assim, é importante adicionar o máximo possível.



Nesta imagem, um exemplo da quantidade de cliques realizados quando havia poucas palavras-chaves e eram bloqueadas. A partir de determinado período, ao adicionar várias outras, houve uma crescente de acessos a links. 


Uma pequena explicação de como funciona o sistema. Os principais fatores são:

Relevância do anúncio
A relevância está ligada ao interesse do usuário com o texto do seu anúncio, ou seja, se você escreveu um anúncio que tem total relação com a palavra que o usuário está procurando, mais cliques o mesmo terá e maior será a relevância.

CTR da palavra-chave
Quanto mais relevância seu anúncio tiver, mais cliques o mesmo terá, fazendo com que seu CTR (Click Through Rate) fique ainda mais alto. O aumento do CTR significa que seu anúncio está cada vez mais relevante e isso influencia diretamente no posicionamento do mesmo. O CTR é medido pela seguinte fórmula:


Desempenho das palavras-chave
O histórico das palavras-chave se dá pelo desempenho das mesmas, ou seja, quanto mais ela aparecer e mais clique tiver, o CTR será maior, logo, seu histórico também.

Índice de qualidade
Os fatores citados acima (relevância do anúncio, CTR, desempenho de palavras-chave) determinam o índice de qualidade do seu anúncio. Quanto maior for esse índice, menor será o lance mínimo necessário para as palavras.

Todos esses fatores somados a um CPC ( Custo por Clique definido pelo criador do anúncio) alto garantem a colocação acima da busca orgânica.

Voltando ao assunto após uma leve viagem,  cada documento pesquisado nestes sites como Google e Yahoo, realizam uma combinação geralmente de sintaxe, semântica e reputação para exibir resultados, mas essas relações, seja lá quanto sofisticado seja o sistema, não exibe todas as informações para o usuário, ocultando parte da história de documentos. Será que Otlet conseguiria criar uma solução para isto?

Meio broxante este assunto, mas se pensarmos mais a fundo, ainda bem que é possível realizar certas pesquisas e recuperação  daquelas fotos da Playboy de anos atrás, ou de filmes bem "dinâmicos" graças a "equipes permanente apropriadamente qualificada” do Google, Altavista, Yahoo e outros sites específicos. Contanto que eles estejam "linkados" de forma correta. Imagine se toda vez que forem alugar um filme no Sex Shop, as pessoas lembrarem que existe um pouco da  Classificação Decimal Universal envolvida nos catálogos  dos diversos tipos de filme e...Boa, Sr. Otlet!

Links interessantes:
...mais

2 de nov. de 2010

Sala erótica em museu

4 comentários
Fazendo um link com o novo Curso de Museologia da FCI (Faculdade da Ciência da Informação - UnB), trouxemos  uma reportagem interessante sobre o tema. Em uma exposição no Museu Peruano Rafael Largo Herrera, destaca-se uma em especial que retrata uma cultura erótica Mochica. São vasos com estátuas e representações de práticas sexuais e órgãos.

Nas salas de exposição permanente há objetos menos "constrangedores". Vale a pena dar uma olhadinha. Reportagem completa Aqui. Práticas interessantes que assustam pessoas mais conservadoras. 

E vocês caros leitores, o que fariam se fossem até este museu e fossem parar nesta sala erótica? Iriam agir naturalmente ou ficariam sem jeito e dariam meia volta?
...mais